top of page
7 Chico Xavier Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria em 2021.jpg
White Plants_edited.jpg

Chico Xavier
Considerado o maior médium de todos os tempos
Um dos maiores Expoentes do Espiritismo

Chico Xavier (Francisco de Paula Cândido Xavier), em 1966 mudou oficialmente seu nome para Francisco Cândido Xavier , nasceu em 2 de abril de 1910, na cidade de Pedro Leopoldo, interior de Minas Gerais.

Desencarnou aos 92 anos, em 30 de junho de 2002, na sua casa, no bairro Parque das Américas,  na cidade de Uberaba, no Triângulo Mineiro.

Filho do operário humilde e da lavadeira Maria João de Deus ficou Ã³rfão de mãe quando tinha cinco anos de idade. Seu pai se viu obrigado a entregar alguns dos seus nove filhos aos cuidados de pessoas amigas e Chico Xavier ficou aos cuidados de sua madrinha, mulher nervosa que o maltratava cruelmente. Várias vezes ouvia sua falecida mãe dizer que enviaria um anjo para reunir toda a família. A segunda esposa de seu pai reuniu todos os seus irmãos e ainda teve mais cinco filhos.

O Médium Expoente desencarnou, em Uberaba, Minas Gerais, no dia 30 de junho de 2002, aos 92 anos. 

Ele dedicou sua vida à divulgação da doutrina espírita e a trabalhos assistenciais.

Psicografou seu primeiro livro aos 21 anos de idade e, no decorrer da vida, teve mais de 400 obras psicografadas publicadas em diversos idiomas, seus livros foram traduzidos para vários países, com vendagem superior a 50 milhões de exemplares. A arrecadação originada dessas vendas era destinada a instituições espíritas e a trabalhos sociais em prol dos mais necessitados e carentes. Psicografou várias cartas de mortos para suas famílias.

Começou a trabalhar aos nove anos, como tecelão, e de 1935 até a aposentadoria, sustentou-se com o salário de escrevente-datilógrafo, no funcionalismo público, na Fazenda Modelo do Ministério da Agricultura.

Realizada a primeira sessão espírita no lar dos Xavier, em 7 maio de 1927, em Pedro Leopoldo. Em junho do mesmo ano foi cogitada a fundação de um núcleo doutrinário. Em fins de 1927 o Centro Espírita Luiz Gonzaga, sediado na residência de Francisco Cândido Xavier, que se fez presidente da instituição, estava bem frequentado.

Mudou-se para Uberaba, em 5 de janeiro de 1959, sob a orientação dos Benfeitores Espirituais, iniciando nessa mesma data as atividades mediúnicas, em reunião pública da Comunhão Espírita Cristã. Deu início a famosa peregrinação, aos sábados, saindo da "Comunhão Espírita-Cristã", o médium visitava alguns lares carentes, levando-lhes a alegria de sua presença amiga, acompanhado por grande número de pessoas. A cidade de Uberaba, transformou-se num pólo de atração de inúmeros visitantes das mais variadas regiões do Brasil e até mesmo do exterior.

Explore
Chico Xavier: Bem-vindo

Espiritismo Terceira Revelação

Allan Kardec

(Hippolyte Léon Denizard Rivail)

Codificador da Doutrina Espírita

(Religião, Filosofia e Ciência)

bottom of page