

Bezerra de Meneses
"O Médico dos Pobres"
​
Consolidador da Doutrina EspÃrita
no Brasil
Por sua postura de médico caridoso, atendendo pessoas que necessitavam mas não podiam pagar
Bezerra de Menezes (Dr. Adolfo Bezerra De Menezes Cavalcanti), nasceu em 29 de agosto de 1831, na antiga Freguesia do Riacho do Sangue (atual Jaguaretama), Ceará, Brasil. Ele era filho de Antônio Bezerra de Menezes (Capitão das antigas MilÃcias e Tenente Coronel da Guarda Nacional) e sua mãe chamava-se Fabiana de Jesus Maria Cavalcanti de Albuquerque.
​
O Consolidador desencarnou no Rio de Janeiro, em 11 de abril de 1900, aos 68 anos.
​
Bezerra de Menezes, médico, redator e polÃtico (vereador, deputado, senador e prefeito) FamÃlia: 1ª esposa - Maria Cândida de Lacerda (desencarnou em 24 de março de 1863) com quem teve dois filhos; 2ª esposa - Cândida Augusta de Lacerda Machado com quem teve sete filhos. Por sua postura de médico caridoso, atendendo pessoas que necessitavam mas não podiam pagar, ficou conhecido como "O Médico dos Pobres".
Conheceu o espiritismo em 1875 e, em 16 de Agosto de 1886, diante de um auditório público extraordinário, com cerca de duas mil pessoas na sala de honra da Guarda Velha, naRua da Guarda Velha, atual Avenida 13 de Maio, no Rio de Janeiro, a palavra sábia do eminente cidadão até então católico, proclamava a sua decidida conversão ao Espiritismo.
Acatando prescrições das importantes "Instruções" recebidas do plano espiritual pelo médium Frederico Júnior, foi fundado o "Centro EspÃrita". Nessa época já existiam muitas sociedades espÃritas, porém, as únicas que mantinham a hegemonia de mando eram quatro: a "Acadêmica", a "Fraternidade", a "União EspÃrita do Brasil" e a "Federação EspÃrita Brasileira".
Em 1894, foi lembrado como o único capaz de unificar o movimento espÃrita. Com 63 anos de idade, assumiu a presidência da Federação EspÃrita Brasileira, cargo que ocupou até a sua desencarnação.
​
Livros que escreveu:
A Casa Assombrada; A Loucura Sob Novo Prisma; A Doutrina EspÃrita como Filosofia Teogônica (Uma carta de Bezerra de Menezes); Casamento e Mortalha; Pérola Negra; Evangelho do Futuro. Também traduziu o livro Obras Póstumas de Allan Kardec.